terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

[coisas dos dias normais]

Numa das minhas tentativas de resolver o meu problema de organização e arrumação doméstica, vim dar a este artigo "How to keep a clean house and free yourself from the chains of drudgery". Normalmente não tenho grande paciência para grandes leituras, sobretudo quando preciso de soluções rápidas ou já estou a entrar em desespero. Li na diagonal, achei bem humorado e directo. Para dramatizar já basto eu. Mas aquilo que me ficou, que nunca mais esqueci,  por ser tão simples, foram  as quatro regras fundamentais.

Primeiro [não fica tão bem em português, mas leiam directamente na fonte que vale a pena], tudo tem um lugar. E é aqui que falho logo. Em minha casa ainda há muitas coisas que não têm de facto um lugar e é nisso que me tenho focado. Tenho destinado um lugar para tudo o que vale a pena ter em casa e é uma sensação óptima encontrar um brinquedo, uma peça de roupa ou um objecto qualquer e saber exactamente para onde vai.

Segundo, usa ou deita fora. Não tenho grandes tendências acumuladoras, mas inevitavelmente guardo coisas que não sei se virão a ser precisas, ou que têm valor sentimental. Criei aqui uma sub regra: se ao fim de uns meses não pensar ou não precisar de uma coisa, deito fora.

Terceiro, nunca ignorar ao passar por algo que esteja fora do seu lugar. Muito útil, não custa nada e ao fim de uns dias a casa fica efectivamente com um aspecto mais arrumado

Quarto e último, mas muito importante, usar poucos minutos sempre que houver oportunidade. Para mim isto resulta muito bem, que sempre quis fazer as coisas de empreitada e muito facilmente caía no desânimo. Em cinco minutos recolho roupa suja, ou arrumo a roupa do quarto da miúdas, ou faço a cama, ou apanho uns brinquedos, ou arrumo uma secção do meu armário. Isto faz-me sentir que as tarefas de casa não tomam conta do meu tempo todo e que o aproveito melhor, que não vou ser engolida por roupas, sapatos ou livros.

Dá para perceber que eu própria [ainda] preciso muito de regras. E quando queremos ensiná-las aos nossos filhos, dá jeito ser um exemplo. Um bom. Nas grandes coisas, mas também nas simples, como esta de cuidar da nossa casa.


2 comentários :

  1. Vou ver se não me esqueço destas regras!... Às vezes ponho-me a pensar como tinha a casa sempre tão arrumada antes de ser mãe! E com isto não estou a falar dos brinquedos, porque convivo bem com a nova decoração da nossa sala :) parece-me é que não chego para tudo, para a casa toda! Parece que nunca tenho tudo no sítio!...

    ResponderEliminar
  2. eu levo nessa luta pela organização e arrumação há anos. Já li tudo e mais alguma coisa... está tudo bem melhor, é verdade, mas ainda tão longe da perfeição que idealizo na minha cabecinha.

    ResponderEliminar